Formada em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FAESA - Vitória/ES, sua prática artística incorpora vários meios, técnicas e escalas. Sua minuciosa pesquisa está centrada no coração, que se conecta tanto aos sentimentos, quanto à anatomia física do órgão, e conta sua história de vida de forma mais ampla na pintura. Sua obra explora os processos complexos da identidade, coletividade e ação dentro de uma sociedade contemporânea e é profundamente influenciada por temas de comportamentos e subjetividades.
Em 2016, Milena precisou fazer uma cirurgia cardíaca. Durante o seu pós-operatório, sofreu de intensa privação do sono, e foi a partir desse momento que iniciou a sua aproximação com as tintas, pincéis e telas. Nesse momento de angústia, encontrou na arte a sua válvula de escape.
Com a evolução do seu trabalho, foi aluna da escola Art Students League of New York e criou maior proximidade e maior intimidade com a arte contemporânea: o uso das pinceladas mais firmes e desconexas, as possibilidades de suportes e a liberdade de criação que são fatores determinantes para a concepção do artista.
Seus trabalhos dialogam predominantemente com o expressionismo, cubismo, surrealismo e tudo que permeia esses movimentos.